Latest Posts

Categories

Sobre Mim

Sobre Mim

Susana L.

Susana, Mulher e Mãe

Tags

Newsletter

Get Interesting News

Join 1000+ people who get directly to inbox our recipes and tips for cooking.

Parto em casa – Mateus

23 Setembro, 2018 Susana Laranjeiro 3 min read 1 Comment

Parto em casa – Mateus

23 Setembro, 2018 Susana Laranjeiro 3 min read 1 Comment

“Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer”. Michel Odent

Primeiro de tudo, parir é dos conceitos mais transformadores na vida de uma mulher. Assim é transmitido de geração em geração, e que ter um filho acarreta sofrimento. A dor existe mas é possível transformá-la, basta a mulher estar disposta a isso! Entender os benefícios do parto natural, sem intervenções médicas, sem epidural e ocitocina. Decidimos que queríamos esta realidade para nós. Em contraste, gosto de referir que optámos por um bom serviço domiciliar, para garantir que tudo iria correr bem!

Partilha do relato de parto:

“Na madrugada de 12 de abril de 2017 (quase 41 semanas de gestação) pelas 5h30 da manhã o corpo “acordou-me“ com contrações e, nesse momento, fui para o sofá para ver se passava.

Nesse mesmo instante partilhei com a Doula tudo o que estava a sentir. A Doula veio ter connosco passado pouco tempo para dar apoio e tentar perceber como estava a situação. Ao longo da manhã conversei, passeei com a Doula e em cada contração era como se fosse mais um degrau, um objetivo alcançado. Ao longo do dia as dores iam-se intensificando, o momento de receber o nosso filho nos braços estaria a aproximar-se.

Da parte da tarde a equipa de parto chegou e observou-me, mas a dilatação ainda era reduzida, foi quando me sugeriram ingerir bastante água para ajudar no processo. Sabia e sentia o apoio de todos mas parir era algo que só poderia ser feito por mim, então à medida que e o tempo ia passando, eu ia centrando-me mais em mim, conectei-me comigo, com a minha essência como nunca o tinha feito. Aproximando-se a noite, as dores e o cansaço eram maiores.”

Podes continuar a ler aqui: http://maesdagua.org/2018/03/15/9815/

O parto influencia no desenvolvimento, amamentação e na recuperação pós-parto. Contudo há um órgão fundamental neste processo que poucos falam mas que é valioso, a nossa placenta!

Placenta, um órgão sagrado

A placenta é um órgão sagrado que dá benefícios na recuperação pós-parto, na produção do leite, no fortalecimento do sistema imunitário.

É essencial dar ênfase à placenta porque é um órgão sagrado que dá o direito à grávida de usufruir dos seus benefícios. Cada vez mais tenho consciência do quanto é importante estarmos informadas acerca do mundo da maternidade. Desta forma, partilho contigo a página de uma amiga que informa tudo sobre a placenta e os seus benefícios : http://origemplacenta.wixsite.com/origem

A placenta é sem dúvida o melhor remédio para o resto da vida da mãe e do filho! Quando estamos doentes tomamos tintura de placenta que ajuda imenso ( baixa a febre por exemplo).
Ter acesso a este tipo de informação é uma bênção. É desta forma que procuro escrever para te ajudar a informar e assim decidires o que queres para ti.

Cortar o cordão umbilical e dar banho tardio

Quando o parto acontece em casa , dão-nos a oportunidade de cortar o cordão umbilical até que este deixe de bombear sangue. Cortar o cordão mais tarde permite ao bebé receber hormonas essenciais, especialmente a ocitocina. Permite uma maior quantidade de sangue que previne a anemia na 1ª infância.

Com esta consciência, no nosso parto, o meu marido cortou o cordão umbilical do nosso Mateus passado 4 horas. Até lá, guardamos a placenta dentro de um saquinho e esteve sempre junto ao nosso filho.

Benefícios do banho tardio – importância do vernix

É essencial deixar o corpo do bebé absorver o vernix, pois dá imensos benefícios, entre eles:

  • Permite um maior deslizamento para sair do corpo da mãe;
  • Proteção contra micro-organismos no ambiente externo;
  • Impermeabiliza a pele;
  • Termo-reguladora;
  • Hidratante;
  • Anti-bacteriana.

O Ser humano está feito para que tudo tenha uma função e tudo o que o corpo tem faz-nos falta. Que possas sempre estar informada para puderes usufruir dos benefícios do teu corpo, mesmo que seja um parto hospitalar ou não!

Segue sempre o coração com emoção, respeita-te sempre!

Susana Laranjeiro

Olá, A vida ensinou-me que encontramos as pessoas certas no momento certo. Desta forma se vieste até aqui acredito que tenha uma razão. Feliz por puderes ler e conhecer sobre mim. Chamo-me Susana Laranjeiro Henriques, adoro escrever acerca da vida e partilhar as minhas experiências enquanto Mãe e Mulher. Foi através da procura de várias mulheres no interesse pelo feminino e maternidade que me levou a criar este blog. Acredito que posso realmente melhorar o mundo à minha volta através da escrita! Espero que encontres sempre as pessoas certas no momento certo. Grata

All posts

1 Comment

Leave a Reply

Eu aceito a Política de Privacidade

×