Latest Posts

Categories

Sobre Mim

Sobre Mim

Susana L.

Susana, Mulher e Mãe

Tags

Newsletter

Get Interesting News

Join 1000+ people who get directly to inbox our recipes and tips for cooking.

Amamentação

8 Abril, 2019 Susana Laranjeiro 3 min read 1 Comment

Amamentação

8 Abril, 2019 Susana Laranjeiro 3 min read 1 Comment

Para mim a amamentação foi desafiante no primeiro mês de vida do Mateus. Inicialmente ele apenas queria o peito direito e comecei a ficar com dores no peito esquerdo. Massajei de baixo de água, mas sabia que só iria passar quando o amamentasse.

Felizmente a equipa de parto fez toda a diferença no pós-parto e explicou-me o que estaria eu a fazer de errado. Na prática, foi me transmitido que a minha insegurança já estava a afetar o Mateus  e que seria essencial amamentá-lo 2 em 2 horas.

Nos primeiros meses é essencial que o recém-nascido seja amamentado de 2 em 2 horas, pois quando nasce não sabe mamar nem pedir. Quando o bebé passa mais horas sem comer PODERÁ começar a perder peso, porque não tem os níveis de glicemia no seu parâmetro normal. Contudo, isto impede que o bebé tenha energia suficiente para acordar e chorar, manifestando fome! Após isso poderás fazer livre demanda ( amamentar sempre que o bebé pedir, sem horários marcados). Tenho noção que cada criança é uma criança!

Posteriormente, é essencial fazer uma boa pega para que haja sucesso durante a amamentação.

Além disso, poderás ver este vídeo que explica como se deve fazer uma boa pega :

Sugestão de leitura

Dicas para cuidar do Peito

Inchaço do peito – colocar folha de couve fresca ( coração de boi ou outra de folha macia) no peito para aliviar a inflamação e os mamilos que estão muito sensíveis.Esta dica é maravilhosa e RESULTA!

Mamilos gretados – colocar leite materno à volta do mamilo

Peito endurecido- No início é normal o peito ficar muito duro, pode até surgir pequenos “nós” .É importante debaixo do chuveiro massajar bem o peito de trás para a frente com movimentos circulatórios ( desde da axila até ao mamilo) vai aliviar imenso. Faz isto várias vezes ao dia mesmo sem ser debaixo de água.

Caso estejas a ter dificuldades na amamentação sugiro que tenhas calma e que evites dar leite adaptado. Relembro-te que o teu leite é o melhor que está disponível para o teu filho e és capaz de o alimentar.

Não há leite fraco

Existem muitos mitos à volta deste tema que é a amamentação, no entanto será importante relembrar que não  há leite fraco, pois o leite que a mãe produz é o certo para o seu filho.

Quanto mais dás, mais produzes! É essencial que confies na tua intuição materna! Empodera-te.

Caso sintas necessidade de ajuda, poderás procurar uma CAM  ( Conselheira de Aleitamento Materno) através da rede que existe por várias zonas do país, basta procurares. Caso sejas da zona de Leiria podes aceder diretamente

Amamentar é exigente para a Mãe, mas é uma grande ligação de alimento físico e emocional entre mãe e filho. O bom da vida é que tudo passa e mais tarde deixa saudades. Usufrui desse momento, pois passa rápido! Do primeiro filho Amamentei 18 meses com muita de dedicação, amor e noite sem dormir que guardo no coração.

Do segundo filho já vamos a caminho dos 4 meses! Tive alguns desafios no início pois ele sempre mamou super bem, os mamilos é que estavam muito sensíveis e levaram algum tempo a “calejar” e tivemos de massajar muitas vezes o peito!E Claro, a maravilhosa couve que faz maravilhas!

Amamentar é muito mais do que alimento,o teu filho irá procurar-te quando sentir fome, quando se sentir sozinho e inseguro.

Partilho contigo um lindo trabalho feito pela querida Marlene Remédios e pelo Márcio Ribeiro que criaram uma marca de joias de leite materno, pedaços de placenta ou até cabelo dos nossos bebés para eternizar a maternidade! É um trabalho muito bonito,personalizado e eterno que demonstra a nossa ligação com o nosso bebé!A amamentação também conta com o grande apoio do Pai, a figura masculina que é essencial no processo da maternidade ( também existem joias de leite para Homens e outras coisas muito interessantes)! Espreita a página Amuletto Joalharia de Leite vais adorar!

AMAmenta com consciência, amor, presença e paciência!


Susana Laranjeiro

Olá, A vida ensinou-me que encontramos as pessoas certas no momento certo. Desta forma se vieste até aqui acredito que tenha uma razão. Feliz por puderes ler e conhecer sobre mim. Chamo-me Susana Laranjeiro Henriques, adoro escrever acerca da vida e partilhar as minhas experiências enquanto Mãe e Mulher. Foi através da procura de várias mulheres no interesse pelo feminino e maternidade que me levou a criar este blog. Acredito que posso realmente melhorar o mundo à minha volta através da escrita! Espero que encontres sempre as pessoas certas no momento certo. Grata

All posts

1 Comment

  • Carolina Ferreira 24 Junho, 2019 at 11:06

    Amamentar é uma benção, é uma entrega total, é mesmo amor no estado líquido, por aqui vamos em 18 meses de amormentação e para mim é desde o primeiro dia a experiência mais linda e incrível das nossas vidas. Sou uma apaixonada pela natureza e por ela permitir que eu alimente e tenha dado vida ao melhor do mundo, a minha filha. O nosso corpo é tão perfeito é sábio. 🙏🏻♥️

  • Leave a Reply

    Eu aceito a Política de Privacidade

    ×