
Por volta dos 7 meses as mamãs começam a fazer as malas para andar sempre no carro de forma a estarem preparadas para a chegada dos seus rebentos. Há imensas listas do que é necessário, muitas delas um exagero de coisas para comprar. Eu sugiro sempre reutilizar o máximo de coisas a fim de poupar o ambiente e a nossa carteira! Há sempre mamãs que emprestam ou dão roupas, utensílios dos seus filhos, basta procurar e pedir!
Aqui partilho uma Lista habitual pedida pelos hospitais, esta é do Hospital de Leiria : http://www.chleiria.pt/galeria/files/FI_CHL__173_03-Enxoval-da-Maternidade-2016_02_03.pdf
O parto é no geral visto como um momento de dor e sofrimento. Acredito que com a evolução da espécie humana esse pensamento possa mudar e evoluir para algo mais profundo. Não há partos perfeitos mas acredito que muitas das nossas escolhas podem ajudar a ter um parto com mais sucesso.
O que é um parto de sucesso? Para mim é ser o mais natural possível, alinhado à natureza humana, respeitado e informado. Por opção tivemos um parto natural em casa e quando partilho a minha experiência gosto de evidenciar o respeito, o amor com que fomos tratados em todo o processo. Parir em casa não é propriamente fácil, exigiu de nós preparação, consciência e muito amor no coração! Aqui podes saber mais pormenores: https://maeyin.pt/parto-natural-em-casa/
Quero apenas transmitir-te informação, consciência e dizer-te que mesmo que o teu parto seja no Hospital está tudo certo, mas vai informada! Procura o que implica na tua saúde e do teu filho uma episiotomia,uma epidural,uma ocitocina artificial ou a toma do misoprostol.
Mas, o que me fez escrever este post é muito mais do que esta lista de objetos externos às mães que vão parir! Sugiro-te uma lista de ingredientes mágicos para levares junto de ti e usares no momento do teu parto.
Lista de ingredientes essenciais para o parto:
- Plano de Parto – Aqui podes aprender a fazer o teu plano de parto: http://www.associacaogravidezeparto.pt/wp-content/uploads/2016/08/Reflex%C3%A3o-para-a-constru%C3%A7%C3%A3o-do-plano-de-parto-introducao.pdf ;
- Levar confiança de que o teu corpo sabe parir naturalmente;
- Respeitar e fazer respeitar o teu corpo e a tua vontade;
- Ter a capacidade de dizer não quando o sentires;
- Questionar os procedimentos médicos;
- Procurar informação máxima acerca do parto, lembra-te: a forma de nascer influencia a nossa vida;
- Conecta-te com o teu filho, ele é um excelente parceiro para te ajudar neste processo;
- Conversa com o teu parceiro de parto e explica-lhe as tuas vontades para este momento;
- Leva amor no coração;
- Vivencia cada momento, liberta-te.
Este conjunto de ingredientes para mim são os mais importantes, são gratuitos mas exigem consciência, vontade e presença no momento do parto.

Mesmo que não corra TUDO como queres, quero abraçar-te e dizer-te que tudo é da forma que tem de ser, aceita e perdoa! Vai de coração aberto, sem expectativas!
No Comments