Latest Posts

Categories

Sobre Mim

Sobre Mim

Susana L.

Susana, Mulher e Mãe

Tags

Newsletter

Get Interesting News

Join 1000+ people who get directly to inbox our recipes and tips for cooking.

Gravidez – evolução da lagarta à borboleta

22 Setembro, 2018 Susana Laranjeiro 4 min read No Comments

Gravidez – evolução da lagarta à borboleta

22 Setembro, 2018 Susana Laranjeiro 4 min read No Comments

A gravidez foi para mim uma evolução de lagarta à borboleta. Consequentemente, de uma grande  transformação que me permitiu trabalhar questões emocionais e desenvolver a minha intuição de Mulher . Da mesma forma, será importante relembrar a importância do poder feminino como já referi noutro post. 

Foi sem dúvida um período de mudança, que levou o seu tempo e exigiu dedicação. Assim como a lagarta que se transforma em borboleta.

Relaciono muito a gravidez à evolução da lagarta há borboleta porque mais do que uma evolução física é uma evolução emocional. A lagarta é o animal que ainda tem algumas limitações em se mover, leva algum tempo até acreditar no que que. Anda devagar e por vezes tem duvidas de si próprio.

A borboleta é o animal que passa de lagarta para algo que é livre, rápido. Contudo credita no que quer e no que vai alcançar sem nunca questionar porque sabe que se veio à vida é para viver da melhor forma!

Consequentemente é o animal que passou do lento ao rápido, do não acreditar ao acreditar sempre! Passou por alterações de crescimento físico e emocional mas que hoje é livre e feliz porque um dia tomou a decisão de viver melhor e de se amar a si próprio!

A lagarta e a borboleta

Além disso,a gravidez é o processo no qual a lagarta passa até se tornar uma borboleta. Este período de transformação traz à Mulher, desde o alargamento do ossos até às mudanças emocionais.

Para mim a gravidez foi um período da minha vida muito feliz e intenso. Engravidei a julho de 2016 de forma muito consciente, tínhamos decidido enquanto casal trabalhar questões emocionais ao longo da gravidez. Além disso, com base em alguma pesquisa entendemos que seria fundamental encontrar o serviço de uma Doula.

Na evolução da gravidez surge a doula

Doula é uma “Mulher que dá apoio e formação a outra mulher durante a gravidez, no parto e após o parto
“doula”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
https://dicionario.priberam.org/doula

Uma doula poderá ter inúmeras capacidades e ferramentas que são essenciais na fase de gestação, parto e pós-parto. Quando se requisita o serviço de doula numa primeira fase é realizado um encontro para que haja uma breve explicação do trabalho da pessoa. Contudo, é nesta fase que o casal conhece a doula e sente se será a pessoa certa para uma das fases mais importantes da sua vida.

Nós tivemos uma excelente experiência com a nossa Doula, fez um trabalho especial, muito completo e deu-nos imenso apoio durante a gravidez, durante o parto e após o parto.Foi fundamental o seu apoio, sem dúvida um porto de abrigo. Existem imensas doulas espalhadas por todo o mundo, normalmente estão distribuídas por zonas.

Partilho contigo quem foi a nossa doula, a quem chamamos de “fadinha”! Foi uma verdadeira fada que fez parte desta caminhada! https://www.facebook.com/celyogaestudio/

Sugestão de leitura

Meditação de grávida

Como resultado de todo o trabalho emocional, tenho me debruçado acerca da importância do pensamento e de que forma ele influencia a minha realidade. Inspirei me neste vídeo : https://youtu.be/ocYpNOmxBPs , vê o quanto é essencial cuidar do nosso pensamento.

Ao longo do ano vou criando frases de algo que quero para a mim e digo-as regularmente até acontecerem. Quando fiquei grávida criei a minha meditação de grávida para trabalhar a mente naquela fase tão importante. Partilho contigo a minha meditação, no entanto podes criar a tua respeitando alguns critérios.

” Vivencio a gravidez de forma saudável, feliz , tranquila e em amor. Cada dia é uma aprendizagem que me ajuda a evoluir enquanto Ser Humano!
Grata!”

Critérios para criar a meditação:

  • Escrever no tempo presente;
  • Escrever na positiva;
  • Ser algo curto e objetivo;
  • Sem utilizar as palavras : ” mas”, ” embora”; “nem” ( remetem á negação)
  • Repetir a frase pelo menos 1 vez por dia.

Gravidez e a intuição

Nesta fase da vida de uma mulher a intuição fica apurada, o nosso sentir fala mais alto que a nossa mente. O nossa lado yin está mais ativo, o olhar para dentro fica mais saliente. Nesta fase senti que a minha intuição era a minha bússola para me guiar em decisões do que queria ou não em determinado momento.

Os bebés são luz pura que nos ligam mais ao nosso interior. Tomei sempre as decisões certas quando segui a minha intuição. Ao longo da gravidez apercebi me que existem muitas coisas pelo qual a mulher faz porque todos “acham normal”.

Aprendi a questionar mais, a perceber o porquê das coisas e acima de tudo a respeitar a minha vontade interior e o meu lado de Mulher. E onde senti mais necessidade de me afirmar e seguir a minha intuição foi nas minhas escolhas medicinais.

Foi com base na intuição que decidimos ter o parto em casa ( podes saber como foi neste post: https://maeyin.pt/parto-natural-em-casa) junto de uma equipa muito profissional. Queríamos um ambiente calmo e que as nossas decisões fossem respeitadas em cada momento.

Acima de tudo,procura, investiga, questiona sobre os teus direitos enquanto mulher grávida e mãe através da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto: http://www.associacaogravidezeparto.pt

Acredita no teu poder interior, na tua intuição, respeitando sempre o que queres para ti mesmo que isso implique dizer “não” aos outros.

Susana Laranjeiro

Olá, A vida ensinou-me que encontramos as pessoas certas no momento certo. Desta forma se vieste até aqui acredito que tenha uma razão. Feliz por puderes ler e conhecer sobre mim. Chamo-me Susana Laranjeiro Henriques, adoro escrever acerca da vida e partilhar as minhas experiências enquanto Mãe e Mulher. Foi através da procura de várias mulheres no interesse pelo feminino e maternidade que me levou a criar este blog. Acredito que posso realmente melhorar o mundo à minha volta através da escrita! Espero que encontres sempre as pessoas certas no momento certo. Grata

All posts

No Comments

Leave a Reply

Eu aceito a Política de Privacidade

×