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Low pressure fitness-Hipopressivos Pós-parto

18 Janeiro, 2020 Susana Laranjeiro 5 min read No Comments

Low pressure fitness-Hipopressivos Pós-parto

18 Janeiro, 2020 Susana Laranjeiro 5 min read No Comments

É notório a quantidade de ofertas e soluções que são apresentadas na gravidez e muito há ainda a fazer para informar, apoiar e minimizar as consequências de um parto ou de um pós-parto a grande parte das Grávidas/Mães!

A gravidez transforma o corpo da mulher, depois do parto os órgãos tentam reajustar-se mas nem sempre conseguem fazê-lo sozinhos. Por vezes, com o crescimento da barriga, tipo de parto, esforços pode ocorrer a diástase ou prolapso dos órgãos.

O que é a diástase?

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais, o que geralmente acontece durante a gravidez ou devido a esforços físicos sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto. Grande parte das Mulheres que têm diástase não sabem que têm nem como isso pode afetar a sua saúde.

Consequências da diástase

  • dores de costas, sobretudo na região lombar, por falta de suporte muscular;
  • obstipação;
  • perdas involuntárias de urina;
  • dificuldade em respirar;
  • dificuldade em mover-se normalmente.

Como saber se tenho diástase?

Deita-te no chão de barriga para cima e de pernas dobradas , levanta o tronco em direção aos joelhos e com a ponta dos dedos indicador e médio (2 cm a cima e abaixo do umbigo) toca e vê se o músculo aparece quando te dobras ou se tem algum espaço. Se tiveres espaço possivelmente tens diástase, é sempre bom procurar um especialista.

Quando as Mulheres partilham o que sabem, novas curas no planeta Terra surgem…

Tomei conhecimento deste tema através da minha cunhada que tem diástase devido a ter feito grandes barrigas na gravidez e depois cesarianas. No caso dela como já é uma diástase extensa, irá para operação.

Ela é um exemplo da importância que é partilharmos o que sabemos,a nossa história pois podemos sempre ajudar mais pessoas! Obrigada à minha cunhada, Marlene Romano (Aqui podes saber mais acerca da história dela: https://www.facebook.com/neny.maneny) pela coragem em partilhar e que apesar de ser um assunto sensível para ela ( a transformação física de uma gravidez/parto pode “abanar” a nossa auto-estima) ,pensou e sensibilizou outras Mulheres com a sua história. Contudo, fiquei alerta levando-me a saber mais acerca deste tema tão importante e inscrevi-me nas aulas de hipopressivos pós-parto.

Para além da diástase , também pode acontecer em recém-mamãs o prolapso dos órgãos que corresponde à descida de um dos órgãos pélvicos no qual os músculo está enfraquecido e não consegue suportar os mesmos.

Hipopressivos no pós-parto

“O treino Low Pressure FItness apresenta como alternativa eficaz para a recuperação física da mulher, focando-se nos pontos mais importantes: a postura, a redução do perímetro da cintura e a recuperação do tónus muscular dos músculos do pavimento pélvico. A Asociación Española de Fisioterapeutas(AEF,2013) recomenda os exercícios hipopressivos para o pós-parto, em detrimento do treino de força abdominal.” ( informação retirada do livro Barriga Lisa de Eunice Moura)

Aqui partilho a entrevista realizada a Piti Pinsach acerca desta modalidade

Benefícios dos Hipopressivos

( fonte: https://www.vidaativa.pt/a/abdominais-hipopressivos/)

  • redução do perímetro abdominal;
  • fortalecimento dos músculos abdominais;
  • fortalecimento e tonificação do pavimento pélvico;
  • tonificação da faixa abdominal;
  • melhoria na distribuição da pressão abdominal durante o esforço.
  • prevenção de hérnias vaginais;
  • melhoria na vascularização dos membros inferiores e pélvis;
  • melhoria da capacidade e sensibilidade sexual (devido ao aumento da vascularização na zona pélvica).
  • melhoria da postura;
  • prevenção da incontinência urinária;
  • prevenção da descida de órgãos internos;
  • regularização do trânsito intestinal;

As aulas de Hipopressivos-low pressure fitness Pós-parto ocorrem no estúdio equilibrium em Fátima https://www.facebook.com/pg/estudioequilibriumvv/about/?ref=page_internal, durante 3 meses, 2 vezes por semana durante 45 minutos cada aula. Estas aulas consistem em duas fases:

  • Alongamentos e respirações
  • Hipopressivos

Este vídeo explica como fazer os hipopressivos junto das respirações

As aulas têm a vantagem de ser apenas para recém Mamãs e podemos levar os nossos bebés connosco! Recomendo este estúdio, pelo espaço acolhedor e pelos excelentes profissionais! Aqui respeitam o nosso tempo e espaço e se for necessário podemos agarrar nos nossos bebés ou amamentar durante a aula.

O babywearing https://maeyin.pt/babywearing-uma-forma-de-carregar-amor/ permite-me fazer as minhas tarefas diárias com o meu filho, junto a mim. Nestas aulas posso levá-lo e estar tranquila a fazer os exercícios.

Contraindicações do treino Low Pressure Fitness- Hipopressivos

  • Grávidas;
  • Hipertensão arterial
  • Hérnias
  • Problemas cardíacos;
  • Disfunção obstrutiva inspiratória;
  • Inflamações abdominais graves.

Em caso de dúvidas consulta o teu médico.

Felizmente não tenho diástase nem prolapso dos órgãos, no entanto as aulas fazem-me sentir super bem, respiro com mais consciência, tenho mais atenção à minha postura e os alongamentos são o “alívio da alma” .

Com o nascimento de um bebé o tempo para as mães é mais reduzido, as dores de costas surgem. No entanto, já sinto algumas melhorias: as dores de costas desapareceram e sinto me mais ativa, desta forma, tenho a oportunidade de conhecer outras Mulheres e socializar como eu tanto gosto.

Recomendo a todas as recém mamãs a experimentar fazer estas aulas, aprende-se novas posturas e fortalecemos imenso a coluna para conseguir agarrar os nossos filhos, amamentar etc. Uma boa informação no momento certo pode evitar graves problemas de saúde.

É super importante cuidares do teu corpo com amor, o parto é um momento muito marcante e o corpo precisa de auxílio para voltar ao “normal”.

PS: existe aulas para qualquer pessoa que queira fazer hipopressivos, inclusive homens!

Se és recém mamã ou conheces alguma partilha esta informação, podes ajudar a mudar a vida de alguém!

Susana Laranjeiro

Olá, A vida ensinou-me que encontramos as pessoas certas no momento certo. Desta forma se vieste até aqui acredito que tenha uma razão. Feliz por puderes ler e conhecer sobre mim. Chamo-me Susana Laranjeiro Henriques, adoro escrever acerca da vida e partilhar as minhas experiências enquanto Mãe e Mulher. Foi através da procura de várias mulheres no interesse pelo feminino e maternidade que me levou a criar este blog. Acredito que posso realmente melhorar o mundo à minha volta através da escrita! Espero que encontres sempre as pessoas certas no momento certo. Grata

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