É notório a quantidade de ofertas e soluções que são apresentadas na gravidez e muito há ainda a fazer para informar, apoiar e minimizar as consequências de um parto ou de um pós-parto a grande parte das Grávidas/Mães!
A gravidez transforma o corpo da mulher, depois do parto os órgãos tentam reajustar-se mas nem sempre conseguem fazê-lo sozinhos. Por vezes, com o crescimento da barriga, tipo de parto, esforços pode ocorrer a diástase ou prolapso dos órgãos.
O que é a diástase?
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais, o que geralmente acontece durante a gravidez ou devido a esforços físicos sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto. Grande parte das Mulheres que têm diástase não sabem que têm nem como isso pode afetar a sua saúde.
Consequências da diástase
- dores de costas, sobretudo na região lombar, por falta de suporte muscular;
- obstipação;
- perdas involuntárias de urina;
- dificuldade em respirar;
- dificuldade em mover-se normalmente.
Como saber se tenho diástase?
Deita-te no chão de barriga para cima e de pernas dobradas , levanta o tronco em direção aos joelhos e com a ponta dos dedos indicador e médio (2 cm a cima e abaixo do umbigo) toca e vê se o músculo aparece quando te dobras ou se tem algum espaço. Se tiveres espaço possivelmente tens diástase, é sempre bom procurar um especialista.
Quando as Mulheres partilham o que sabem, novas curas no planeta Terra surgem…
Tomei conhecimento deste tema através da minha cunhada que tem diástase devido a ter feito grandes barrigas na gravidez e depois cesarianas. No caso dela como já é uma diástase extensa, irá para operação.
Ela é um exemplo da importância que é partilharmos o que sabemos,a nossa história pois podemos sempre ajudar mais pessoas! Obrigada à minha cunhada, Marlene Romano (Aqui podes saber mais acerca da história dela: https://www.facebook.com/neny.maneny) pela coragem em partilhar e que apesar de ser um assunto sensível para ela ( a transformação física de uma gravidez/parto pode “abanar” a nossa auto-estima) ,pensou e sensibilizou outras Mulheres com a sua história. Contudo, fiquei alerta levando-me a saber mais acerca deste tema tão importante e inscrevi-me nas aulas de hipopressivos pós-parto.
Para além da diástase , também pode acontecer em recém-mamãs o prolapso dos órgãos que corresponde à descida de um dos órgãos pélvicos no qual os músculo está enfraquecido e não consegue suportar os mesmos.
Hipopressivos no pós-parto
“O treino Low Pressure FItness apresenta como alternativa eficaz para a recuperação física da mulher, focando-se nos pontos mais importantes: a postura, a redução do perímetro da cintura e a recuperação do tónus muscular dos músculos do pavimento pélvico. A Asociación Española de Fisioterapeutas(AEF,2013) recomenda os exercícios hipopressivos para o pós-parto, em detrimento do treino de força abdominal.” ( informação retirada do livro Barriga Lisa de Eunice Moura)
Alguns livros interessantes para entender mais acerca de low pressure fitness- hipopressivos
Benefícios dos Hipopressivos
( fonte: https://www.vidaativa.pt/a/abdominais-hipopressivos/)
- redução do perímetro abdominal;
- fortalecimento dos músculos abdominais;
- fortalecimento e tonificação do pavimento pélvico;
- tonificação da faixa abdominal;
- melhoria na distribuição da pressão abdominal durante o esforço.
- prevenção de hérnias vaginais;
- melhoria na vascularização dos membros inferiores e pélvis;
- melhoria da capacidade e sensibilidade sexual (devido ao aumento da vascularização na zona pélvica).
- melhoria da postura;
- prevenção da incontinência urinária;
- prevenção da descida de órgãos internos;
- regularização do trânsito intestinal;
Alongamentos fortalecer zona pélvica Hipopressivos em pé Prof. Vera Vicente
As aulas de Hipopressivos-low pressure fitness Pós-parto ocorrem no estúdio equilibrium em Fátima https://www.facebook.com/pg/estudioequilibriumvv/about/?ref=page_internal, durante 3 meses, 2 vezes por semana durante 45 minutos cada aula. Estas aulas consistem em duas fases:
- Alongamentos e respirações
- Hipopressivos
Este vídeo explica como fazer os hipopressivos junto das respirações
As aulas têm a vantagem de ser apenas para recém Mamãs e podemos levar os nossos bebés connosco! Recomendo este estúdio, pelo espaço acolhedor e pelos excelentes profissionais! Aqui respeitam o nosso tempo e espaço e se for necessário podemos agarrar nos nossos bebés ou amamentar durante a aula.
O babywearing https://maeyin.pt/babywearing-uma-forma-de-carregar-amor/ permite-me fazer as minhas tarefas diárias com o meu filho, junto a mim. Nestas aulas posso levá-lo e estar tranquila a fazer os exercícios.
Contraindicações do treino Low Pressure Fitness- Hipopressivos
- Grávidas;
- Hipertensão arterial
- Hérnias
- Problemas cardíacos;
- Disfunção obstrutiva inspiratória;
- Inflamações abdominais graves.
Em caso de dúvidas consulta o teu médico.
Felizmente não tenho diástase nem prolapso dos órgãos, no entanto as aulas fazem-me sentir super bem, respiro com mais consciência, tenho mais atenção à minha postura e os alongamentos são o “alívio da alma” .
Com o nascimento de um bebé o tempo para as mães é mais reduzido, as dores de costas surgem. No entanto, já sinto algumas melhorias: as dores de costas desapareceram e sinto me mais ativa, desta forma, tenho a oportunidade de conhecer outras Mulheres e socializar como eu tanto gosto.
Recomendo a todas as recém mamãs a experimentar fazer estas aulas, aprende-se novas posturas e fortalecemos imenso a coluna para conseguir agarrar os nossos filhos, amamentar etc. Uma boa informação no momento certo pode evitar graves problemas de saúde.
É super importante cuidares do teu corpo com amor, o parto é um momento muito marcante e o corpo precisa de auxílio para voltar ao “normal”.
PS: existe aulas para qualquer pessoa que queira fazer hipopressivos, inclusive homens!
Se és recém mamã ou conheces alguma partilha esta informação, podes ajudar a mudar a vida de alguém!
No Comments